sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Presidente da Sony diz 'detestar' sequências e franquias anuais

Durante a DICE 2015, evento que aconteceu entre os dias 3 e 5 de fevereiro e reuniu diversas mentes criativas de vários segmentos, o atual presidente dos estúdios da Sony Computer Entertainment deu algumas declarações polêmicas. Shuhei Yoshida disse “detestar” as franquias com lançamentos anuais e aproveitou para contar um pouco sobre a história do empresa.

Segundo Yoshida, é um pouco difícil alinhar a expectativa das equipes de marketing e dos desenvolvedores. O grande problema é que o fator que motiva o primeiro grupo é o lucro, algo que pode levar a vários erros no andamento de jogos e sequências anuais.

Shuhei Yoshida

A época em que as sequências eram desprezíveis

Na época do primeiro PlayStation, as sequências de jogos eram encaradas com bastante descrença, algo que raramente chegava no nível da obra original. Dessa forma, a ideia de lançar um novo título para uma franquia era categoricamente reprovada pela equipe financeira dos estúdios. Para eles, isso não fazia o menor sentido.

Hoje, muitas companhias – mais especificamente o departamento de marketing delas – perceberam que é possível lucrar e muito com sequência de jogos e franquias anuais. Dessa forma, a cobrança sobre os desenvolvedores ficou ainda maior e um ciclo traiçoeiro de criação de jogos teve início.

PS4

Comparações desnecessárias

Além da má qualidade que acomete alguns games, comparações desnecessárias sempre acabam ocorrendo, segundo Yoshida. Call of Duty e Assassin’s Creed, por exemplo, são duas franquias que lançam jogos com certa regularidade e acabam sendo usadas como parâmetros para outras. Ambas, porém, sempre dão lucro aos seus criadores, com raras exceções.

Utilizá-las em uma comparação não é nada inteligente, de acordo com o presidente. Segundo ele, as coisas tendem a funcionar de forma diferente para cada franquia e, além disso, ele simplesmente “detesta” sequências anuais – “com todo o respeito”, salienta Yoshida.

Shuhei Yoshida e o PS4.

Sony Games Entertainment?

O atual presidente também comentou sobre a decisão que levou a empresa a adotar o nome que ostenta: Sony Computer Entertainment. A outra opção cogitada pela companhia era substituir “Computer” por “Games”, mas o foco no público adulto da época fez a empresa optar pelo nome atual.

Finalizando sua apresentação na DICE 2015, Yoshida comentou sobre o PlayStation 4 e reconheceu que o console sofreu baques fortes nos últimos meses. As dificuldades apontadas pelo presidente foram os ataques DDoS e alguns problemas com lançamento de jogos. Os bons resultados alcançados pelo Xbox One nesse mesmo período curiosamente não foram comentados.

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